domingo, 13 de março de 2011

ENTENDA UM POUQUINHO.


Praia de Canoa Quebrada
Canoa Quebrada é uma praia localizada no litoral leste do Estado do Ceará, no nordeste do Brasil. Distante 165 km de Fortaleza e 15  km da sede do município de Aracati, a qual pertence.
A sua paisagem é caracterizada por dunas e falésias avermelhadas de até trinta metros.

A povoação de Canoa Quebrada nasceu a partir do pequeno povoado do Esteves. Descoberta na década de 1960  por  cineastas franceses  do movimento "Nouvelle Vague",  a povoação sofreu um choque de culturas,  que resultou num sentimento de liberdade  que ali impera até hoje.
Reza a tradição local que, de dia, os franceses trabalhavam duro e, à noite, se entregavam a diversão. Por essa razão, uma lua e uma estrela, esculpidas nas falésias, tornaram-se o símbolo do local. Uma outra versão dessa tradição local narra que, na equipe de fimagem, existia um marroquino, de crença islâmica, que sentindo remorsos pelas continuadas farras noturnas, desejava o perdão de Alá. Para se redimir da culpa, mandou esculpir, nas falésias, a lua e a estrela, hoje ícones locais.
A povoação adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos "hippies", que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira, que até hoje preserva  a tradição de pescar com jangadas no mar. Alguns desses "hippies" fixaram-se no local, casando com os nativos e tendo filhos. Desse modo, é possível encontrar ali muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus. Canoa Quebrada voltou a ser cenário de um filme em 1997, com a produção de Bella Dona, por Bruno Barreto), tendo, a partir de então, se transformado em um dos principais destinos turísticos do Ceará.
À noite, moradores e turistas se encontram na rua principal jocosamente apelidada de "Broadway", embalados pelo ritmo do "Reggae" e do Forró.
Atualmente a região encontra-se protegida através da Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada (APACQ), com cerca de setenta mil hectares.
A praia foi cenário das primeiras gravações de Malhação 2009 da rede Globo.
Para quem gosta de um bom pagode, o grupo MOLEQUE ATREVIDO faz um samba da melhor qualidade, tendo o Bombeiro Militar reformado do Acre como o cara que faz as paradinhas no Repique de Mão.
Você corre o risco de não querer retornar ao seu lugar de origem, venha conferir.
SEQUÊNCIA DE PRAIAS
Oceano Atlântico
precedida por:
Foz do Jaguaribe (Limite Fortim/ (Aracati)
CANOA QUEBRADA
sucedida por:
Majorlândia, Quixaba, Ponta grossa, Tremembé e Tibau já no RN.

Fotos de Carlos Fonseca – Guia turístico
Nossa casa tem 3 Suites, 10 metros do MAR, 2 camas box, geladeira, fogão 6 bocas, gás, chuveirão do lado de fora da casa, armadores de redes em toda a varanda, temos a jangada para te levar ao mergulho (2 metros) para capturar a lagosta do almoço, o bugre para o passeio na praia até o Rio Grande do Norte, a moto modificada para as trilhas, você pode vir com até 10 pessoas, temos a salina, temos o mangue, os caranguejos, temos o pagode, temos também o culto evangélico, a churrasqueira para assar a lagosta, a picanha, o peixe e o camarão........
Se vier na "baixa estação" irá usufruir muito mais, afinal, aqui os preços aumentam na "alta estação" ! Então, tanto faz se você estará de férias em MAIO, JUNHO OU SETEMBRO: Venha !
mergulhofonseca@hotmail.com
(88) 8812-5217  - Operadora OI
(88) 9940-6734 - Operadora TIM
(88) 9264-1397 - Operadora CLARO